O que é uma partícula expletiva?

É um termo da oração considerado desnecessário, podendo ser retirado sem qualquer prejuízo para ela. A partícula expletiva é também chamada de partícula de realce.

Exemplos:

1) O que que você está lendo?

O que você está lendo?

que = partícula expletiva ou de realce

2) Vejam o que eu ganhei!

Vejam o que eu ganhei!

= partícula expletiva ou de realce

3) Vou-me embora pra Pasárgada.

Vou embora pra Pasárgada.

me = partícula expletiva ou de realce

Observação:

Quando os pronomes oblíquos átonos (me, te, se, nos, vos) estiverem juntos de verbos intransitivos que possuam sujeito, eles serão considerados partículas expletivas ou de realce.

2 ideias sobre “O que é uma partícula expletiva?

  1. Meri Pellens

    Essas lições de Português nos blogs são muito boas. Com a She, por exemplo, aprendi de uma vez por todas que o “mim” não faz nada. Foi bem assim que ela escreveu. Ela disse que nunca viu eu errando com o “mim”, mas tenho minhas dúvidas cruéis rs… Sei que devo cometer meus erros, mas pelo menos com o “mim” já está mais difícil. Quando vem a dúvida lembro que o “mim” não faz nada, por isso não vai antes do verbo kkkk… Nunca é tarde para aprender, né?
    Beijinhos…

    Resposta
    1. José Martins

      Com certeza, Meri Pellens, nunca é tarde para aprender. Com relação ao pronome “mim”, de fato, “mim” não conjuga verbo, logo, quando ele aparecer em uma frase será sempre após o verbo.

      Resposta

Todos os comentários deste blog são moderados. Obrigada por deixar seu comentário.

