Língua e Literatura

Comunicação: uma via de mão dupla

O sucesso da comunicação depende da cumplicidade entre o produtor e o receptor de um texto, pois o seu sentido não é construído apenas pelo produtor, mas também por quem o recebe. Para que a comunicação seja eficiente, é necessário que o texto esteja bem organizado do ponto de vista dos critérios de textualidade.

Critérios de textualidade:
1) Intencionalidade: refere-se ao empenho do produtor do texto em construir uma mensagem coerente, coesa e capaz de satisfazer a sua meta comunicativa, que pode ser convencer, impressionar e informar.
2) Aceitabilidade: trata das expectativas do leitor e sua aceitação da proposta comunicativa feita pelo produtor. A partir de seu horizonte de expectativas, o leitor pode ou não “aceitar” a comunicação que lhe é proposta.
3) Informatividade: baseia-se na relação entre informações novas e informações já apresentadas.
4) Situcionalidade: está ligada à importância do contexto para que o leitor entenda a mensagem.
5) Intertextualidade: implica o entendimento da relação que um texto pode estabelecer com outros, impactando na compreensão de determinada mensagem. Dessa forma, um texto torna-se o contexto de outro texto, e seu entendimento depende de um conhecimento compartilhado entre o produtor (falante/escritor) e o receptor (ouvinte/leitor).

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